Follow falcon_dark on Twitter
Google

quinta-feira, abril 29, 2010

Steve Jobs é um hipócrita

Jobs escreveu uma carta aberta descrevendo as razões pelas quais a Apple baniu o Adobe Flash do i3P (iPhone/iPod/iPad)

Ele critica a Adobe por ter levado quase 10 anos para portar o Flash para Cocoa (64bit), mas o Finder do MacOS era Carbon (32bit) até Ago/2009 quando saiu o Snow Leopard. Além disso o iTunes e o Final Cut Pro ainda são Carbon também. Pelo argumento de Jobs o iTunes deveria ser banido do mundo do iPhone. Mas é o próprio iTunes que gerencia o i3P. Quero dizer, se a própria Apple tem muito software para Carbon, porque usar isso contra a Adobe?

Jobs fala de H264 e como ele pode livrar a web do video proprietário com Flash. O problema é que a licença do H264 é tão restritiva quanto a do Flash (enquanto codec de video). O board que administra o padrão H264 já afirmou que não hesitará em processar usos indevidos do formato (leia-se pirataria usando o formato). O detalhe é que a Apple faz parte desse board... junto com a Microsoft. Coisas que me fazer afirmar que a Apple fica cada vez mais parecida com a Microsoft.

Alguém que fala tanto de web com padrões abertos poderia dizer aos seus desenvolvedores que as pessoas podem querer acessar os arquivos dentro de seus i3Ps usando outra coisa além do iTunes. É mais fácil ignorar uma possível necessidade do usuário e obrigá-lo a usar o iTunes mesmo se ele estiver usando Windows. Ou Linux, que nem possui uma versão do iTunes. A Apple ignora o fato de que seus clientes dos i3Ps possam querer usar Linux. Onde está a preocupação com padrões abertos agora?

Aliás, o iTunes para Windows é lento, não integrado ao sistema, 32bits (sendo que o próprio Win tem versões de 64bit desde 2005) que mais parece um projeto de fundo de quintal do que um software de uma empresa que diz se orgulhar tanto de fazer arte em forma de tecnologia.

O traço mais comum que conecta gênios e idiotas é que eles sempre têm certeza de estarem certos. Steve Jobs está quase indo de um grupo para o outro.

Follow falcon_dark on Twitter
Google
Comments:
O itunes tem versão 64bits. Acho que você está chetado com a carte do Jobs.

www.igorcosta.org eu escrevi uma opinião menos agressiva sobre o assunto. Queria quando você tiver tempo acessa-la.


Atenciosamente
Igor Costa
 
Amigo Igor.

Não estou chateado com Jobs. Quando alguém que é CEO de uma das maiores defensoras do software proprietário e fechado defende seu ponto criticando software proprietário e fechado alguém precisa falar alguma coisa. Especialmente quando o ponto é explicitamente reduzir as liberdades dos usuários (nesse caso dos programadores).

Não espere que um colunista da Info chame Jobs do que ele realmente é: hipócrita. Apenas alguém que não é empregado de uma mídia que depende de propaganda pode falar esse tipo de coisa. Que diferença faz para Jobs se eu codifico em Objective C ou Java? Engessar os programadores e prendê-los à sua plataforma não é nada mais do que uma tática para impedir a evolução de concorrentes.

Acho que quando você é bom mesmo não precisa atrapalhar os concorrentes, pode vender seus produtos sem preocupar-se com os outros. Atrapalhar os concorrentes, só pra que eles não consigam o que querem é coisa que Dick Vigarista.

Quanto ao iTunes ter uma versão de 64bit, acho que a própria Apple descorda de você: http://www.apple.com/macosx/technology/ na seção sobre 64bit no Snow Leopard a Apple é enfática: All system applications except DVD Player, Front Row, Grapher, and iTunes have been rewritten in 64-bit.

É preciso estar atento ao que é dito, e sempre ler o rodapé, como diz o Augusto Campos do BR-Linux. O post não é agressivo, é direto, apenas isso. Quem mente é mentiroso, quem fala uma coisa e faz outra é hipócrita. Ou será que os dicionários também são agressivos???

Grande abraço.
Fabio Luiz.
 
Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?