Follow falcon_dark on Twitter
Google

sexta-feira, novembro 25, 2005

Sinto saudades do OS/2 Warp?

Se você acompanha este blog há mais de 2 meses já deve ter me ouvido (ou lido?!) falar de OS/2 Warp. Para quem não sabe OS/2 Warp é um sistema operacional que a IBM e a Microsoft desenvolveram juntas para substituir a dobradinha DOS/Windows. Após uma facada nas costas da IBM a Microsoft ficou com seu Windows mesmo e transformou sua parte do OS/2 Warp no Windows NT. O Windows NT, como você deve saber é o sistema que deu origem ao Windows 2000/03 e ao Windows XP.

Trocando em miudos, hoje 95% do mercado doméstico usa um sistema inspirado em um desenvolvimento que começou perto de 1986 (quase 20 anos atrás). A IBM abandonou oficialmente o OS/2 Warp em 2004, mas a última versão significativa do sistema foi lançada em 1996 (!). A Microsoft continua aproveitando essa tecnologia em seus sistemas atuais (e ainda o fará por algum tempo) e o Windows Vista também será filhote do OS/2. Pensei um pouco sobre isso.

O OS/2 é uma plataforma que gostei muito. Não escondo isso de ninguém. Mas fica claro, olhando para o Windows hoje, que ela tinha suas deficiências. A IBM jamais teve a chance de torná-la algo poderoso, e a Microsoft (como sempre) sequer tentou fazer isso.

Mas como posso eu gostar de uma plataforma como essa, a do Windows XP, e ao mesmo tempo, desgostar tanto do próprio Windows XP como sistema operacional? Pergunto-me às vezes. É como gostar de uma fruta mas não de seu suco!

Para sua época o OS/2 era um sistema muito bom. A Microsoft insistiu com o Windows 3. Hoje a IBM prefere o Linux. A MS vai de OS/2 disfarçado de Windows XP. Acho que entendi o problema. O OS/2 foi uma grande experiencia em sistemas operacionais em 1996, hoje talvez eu não gostasse tanto dele, tal como não gosto do Windows. É isso mesmo. Sob minha ótica, a Microsoft é uma empresa 10 anos atrasada no tempo. A MS tem estado, desde que me tomei por usuário, uma década atrás da concorrência, uma década defasada em relação às minhas expectativas computacionais.

Se tudo continuar desse jeito, quando eu sair do Linux para um novo sistema operacional a MS vai estar adotando Linux e dizendo que é a mais nova tecnologia para seu computador...

Mas tudo bem. A Microsoft está vendendo hoje o OS/2 que a IBM deu como morto, a diferença entre Redmond e New York é que lá para os lados do capitólio o pessoal sabe fazer melhor marketing. Encare a coisa sob a seguinte ótica:
- A IBM tentou vender um produto por anos e desistiu porque não dava dinheiro;
- Com 10 anos de atraso a MS pega o mesmo produto, muda a embalagem e ganha rios de dinheiro com ele.
Admito que é engraçado.

Lembrei-me desse rancor antigo ao ler uma pequenina entrevista, a qual achei digna de trazer à público em língua portuguesa (ainda que mal escrita):
A PC Magazine gringa entrevistou Jim Cannavino, desenvolvedor chefe do OS/2 para a IBM, a tradução de todo o artigo segue abaixo:

Após entrar na IBM em 1963, Jim Cannavino passou mais de 30 anos na empresa. No inicio dos anos 90 ele era chefe da Divisão de Sistemas Pessoais da Big Blue, responsável pelo desenvolvimento do OS/2, o mal fadado sistema operacional desenvolvido originalmente em parceria com a Microsoft. Hoje ele é executivo e CEO da Direct Insite, um prestador de serviços de aplicações situado na cidade de Bohemia, Nova Iorque.


P: O que ocorreu quando Microsoft e IBM separaram-se, o Windows abocanhou o mercado do OS/2 e este tornou-se apenas uma nota de rodapé na história?
R: IBM e Microsoft fizeram um trabalho muito ruim ao desenvolver o OS/2. Quando assumi o time de desenvolvimento ele ainda era um sistema de 16-bit e parecia muito com algo que teve muitos desenvolvedores diferentes em lugares diferentes trabalhando nele. Mas a IBM tinha grandes clientes que estavam interessados em usá-lo. Eles precisavam muito de um ambiente operacional multi-tarefa, por isso precisavamos do OS/2.


P: Na versão 3.0 vocês já não haviam acabado com a maioria desses problemas?
R: A Versão 3.0 era sólida, um sistema operacional de primeira classe. Serviu bem aos nossos clientes. Mas naquela época os desenvolvedores de software do mundo estavam envolvidos demais com os 16-bit e estavam com problemas financeiros. O Windows começava a ganhar mercado e simplesmente não havia dinheiro suficiente para que os desenvolvedores fizessem programas para as duas plataformas.


P: Qual sua opinião sobre a plataforma atual do Windows?
R: É uma peça de software de muito sucesso, um empreendimento de muito sucesso. Mas um mainframe dá boot mais rápido que um laptop, e isso é meio bobo. Mais, a arquitetura não evoluiu para um nível realmente alto de securança. Basicamente você tem muitos caras espertos que estão apenas tampando buracos. Claro que eles fazem um bom trabalho, mas eles nunca terminam (o sistema). Se você reestruturasse a arquitetura do sistema e realmente colocasse alguns limites que fossem difíceis de ultrapassar não haveria razão para que seu e-mail pudesse corromper seu sistema de arquivos.

Follow falcon_dark on Twitter
Google
Comments:
Curioso. Pode parecer estranho, mas eu nem imaginava que a MS tinha usado parte do código do OS/2 em seu Windows... Que dizer de fazer do OS/2 seu pilar!

Na verdade, a única referência que tenho do OS/2 é um livro amarelo que comprei em promoção por volta de 1995 (for dummies). Pelo menos o conceito de "componente visual de eiminação" (acho que não era uma lixeira ainda) parece ter vindo deles... :-P
 
não é verdade, o conceito de lixeira veio com o Macintosh de 1984 com o System 1.0

assim como varios conceitos existentes no OS/2 e no Windows
 
Nas primeiras versões do WinNT alguma coisa do código do OS/2 que era propriedade da MS foi usado. Depois, com o conceito HAL (Hardware Abstraction Layer) quase tudo foi reescrito, mas os conceitos básicos do kernel do OS/2 foram mantidos, como a arquitetura cliente/servidor e o modelo de carregamento de código em memória. Isso explica porque os primeiros NT rodavam código nativo de OS/2 2.1, porque eram a mesma arquitetura. Depois disso a MS deu preferencia para sua API 32-bit, a Win32, que era muito parecida com a adotada no Windows95.

O conceito de Lixeira foi criado pela Apple, no MacOS. No OS/2 havia algo diferente, era o Triturador. Ele deletava diretamente os arquivos, limpando-os do disco de verdade. Para manter os arquivos "excluídos" havia um sistema muito parecido com o Undelete que nem sempre conseguia recuperar o que fora apagado.

Muitos dos conceitos de interfaces gráficas hoje usados em Windows e Linux foram idéias do pessoal da Apple. Mas o conceito de "componente visual de eliminação" nasceu mesmo no OS/2, porque ele realmente eliminava os arquivos do disco. No MacOS e no Windows os arquivos "apagados" eram apenas movidos para uma pasta específica do sistema para que pudessem ser recuperados depois. A diferença entre os dois conceitos é que no OS/2 o espaço ficava imediatamente disponível, mas você poderia não conseguir recuperar os arquivos posteriormente. No Mac e no Windows os arquivos continuam em disco ocupando espaço, apenas foram movidos para uma pasta referente à "Lixeira".
 
Muito pouco do OS/2 foi implementado no Windows. Somente o HPFS que virou o NTFS e mais algumas coisinhas...

O Windows nunca chegou nem perto da Interface que era todalmente baseadas em objetos como no OS/2 e Mac OS.

Utilizei muito o OS/2 Warp, muitas vezes era obrigado a rodar windows dentro dele... Mas foi um dos melhores sistemas que já usei. Hoje, utilizo Windows XP para jogar e Linux para trabalhar.

Abraços,

José Paulo
 
Não lembro onde ouvi/li isso, mas alguém escreveu que quando a IBM e a Micro$oft se separaram, a IBM ficou com a parte que funcionava do projeto...

Isso explica muita coisa!

----------------------

Muita coisa do Ruindows foi copiada do Mac.
 
O que me dá raiva é todo mundo achar que o Vista traz algo novo...
Muitas idéias já existem, mas o "povão" não conhece. E idolatra-se a M$...

O que me dá mais medo e raiva é o novo IE7. Com certeza não seguirá padrão nenhum! =/
 
Principais "novidades" do Windows Vista (complementando o comment do Xicó):

Suporte a IPv6 - que já funciona no Linux a um tempão
Reconhecimento de arquivos pelo mime-type, e não pela extensão - Eles chamam isso de novidade
Interface gráfica "bonitinha" (opinião da MS) que vai consumir toneladas de processamento, e provavelmente vai rodar muito mal no hardware atual.


Puxa vida, mal posso esperar pra obter no Vista tudo que já temos hoje em sistemas operacionais decentes.

Abraços
 
Mas quando você é uma pessoa que tem "Vista" você sabe o que usar na verdade néh...
The World is free,
pensem nisso
 
Tenho medo e raiva do novo "padrão" a "Vista".

Poque a Apple não faz? (concorrencia com S.O.): pq tah vendendo iPods de monte :) , ou seja, ela não precisa :P

Free your mind! :D (ou free our minds?)
 
Você tem saudades do Os2 e eu tenho saudades do MacOs (Classic) mesmo com todas as suas limitações memória virtual e multitarefa. Eu gostava :P
 
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
 
Resposta para o'marin:

A Apple não faz isso porque simplesmente seu software não é projetado para um hardware genérico como o do PC, mas específico, que é o da própria Apple. O MacOS não precisa reconhecer uma infinidade de placas de rede, modem, memórias, processadores ou qualquer outras coisas, apenas o que ele sabe que roda num Mac e apenas num Mac.
Agora estão saindo as primeiras versões hackeadas do Tiger (e provavelmente do Leopard tb virá) para x86 e o pessoal vai criticar, pq o sistema trava, não funciona, mas pq ele está rodando num hardware não nativo..
 
Falcon_Dark, gostei de saber que ainda existem pessoas que admiram esse sistema e ainda por cima tem uma bela ótica sobre o assunto, gostaria de conversar melhor sobre isso, qualquer coisa msn coimbra.rodrigo@gmail.com
 
tenho esse programa(OS/2 warp) intacto fechado na caixa .eu comprei em 1996 e nunca usei se alguem tiver interesse em compra-lo me mande um email fernandolongedomar@hotmail.com
 
uso xp.de pois de reinstalado e antes de entrar a tela de inicio do XP começou a aparecer a tela IBM OS/2 WARP. Em seguida o mesmo sobe normalmente. ALguem pode dar-me alguma orientação?
obrigado. Wilson.
 
Nunca vi nem nunca tinha ouvido falar desse sistema operacional, andei pesquisando na web i fiquei meio perdido! irei participar de um seminario, na materia " ciências da conputação" na minha faculdade, gostaria q alguem min ajudasse mandando algumas materias , ou link´s que explique lucidamente de forma geral tudo sobre o OS/2...

meu email: pedro-eu-e-tu@hotmail.com

Agradeço desde jah !
 
Eu também possuo uma cópia do OS/2 Warp 3.0 sinto muitas saudades deste ótimo SO.
A um ano atrás descobri um Link que levava á uma página em Alemão. Que falava sobre a continuação deste SO com outro nome, perdi na formatação da minha máquina por um vírus.
Vou procurar novamente para postar o endereço aqui.
 
Bom dia caros amigos, estou aqui hoje procurando informações a respeito da instalação do OS/2 WARP 4 tenho um IBM PC100 que incrivelmente achei num brechó aqui de Nova Friburgo-RJ o cara me deu a máquina alegando que era um lixo e tals, mas voltando ao assunto a maquina estava sem hd e memória arrumei toda a máquina estava rodando o windows 98SE mas queria o sitema original ate que achei o OS/2 4 fiz o download mas até hoje não descobri uma forma de istala-lo. Se alguém puder me ajudar ficarei muito grato. Abçs a todos
 
amigos.
estou montando uma máquina os2 com o objetivo de estudar sistemas operacionais antigos. é um computador igualmente dinossáurico (K6-III 450) que pretendo deixar apenas com sistemas operacionais que rodavam no final do século passado. eu ainda tenho na caixinha a minha cópia original do OS2 Warp 3.0 que eu comprei na Fenasoft em 1994.
Mas a minha cópia da versão Warp 4.0 em português se foi. :( Se alguém tiver, eu agradeceria muito se disponibilizasse pra mim.
meu email é:nandoportela@yahoo.com.br

Obrigado
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?