Follow falcon_dark on Twitter
Google

terça-feira, outubro 11, 2005

O Cell está cada vez mais próximo

Enquanto o consórcio STI (Sony Toshiba IBM) continua divulgando especificações do novo padrão Cell os primeiros movimentos comerciais para que a tecnologia chegue ao mercado começam a ser tomados.

Uma empresa chamada Mercury Computer Systems já anunciou em seu web-site que fechou um acordo com a IBM para lançar servidores blade com o novo processador assim que o mesmo estiver disponível. Ainda que o consórcio STI tenha deixado claro que o console PS3 será o primeiro equipamento a trazer o novo processador para o mercado parece que ainda em 2006 os primeiros servidores multiprocessados a usar a nova plataforma já estarão disponíveis para venda.

Processador Cell


Durante a CEATEX no Japão a Toshiba (que será a primeira empresa a disponibilizar kits de desenvolvimento para a plataforma) já havia apresentado seu Reference Set para a plataforma Cell. A máquina exibiu simultaneamente 48 vídeos MPEG2 (formato de DVD) com resoulção de 720x576 a 30 fps.

Toshiba Cell Reference Set

Esse reference set é uma máquina para servir aos desenvolvedores e integradores de sistemas como um exemplo do padrão a ser adotado. Algumas coisas interessantes podem ser notadas ao olhar para dentro da "caixinha".

Toshiba RS board

A primeira coisa que chama atenção são os módulos de memória, que são o mesmo padrão usado hoje em notebooks. Isto pode ser uma tentativa de tornar esse tipo de memória mais popular e assim diminuir seu preço final no mercado. Isso faria com que esse tipo de módulo de memória ficasse mais acessível em termos de custos, o que reduziria um pouco os preços de notebooks em geral. Ou pode significar que o Cell estará voltado apenas para o mercado de portáteis, e portanto o uso de memória convencional estaria descartado já no início.

Um outro detalhe chama a atenção. O processador não possui um dissipador tradicional e uma ventoínha. Ele está equipado com uma placa chata e dois tubos anexos, o que significa que o sistema de refrigeração padrão ou é um Peltier ou é refrigeração líquida.

Caso seja um Peltier então o uso dos módulos de memória de notebooks é devido à tentativa de economizar energia. Mas isso poderia prejudicar a entrada da plataforma no mercado de portáteis, pois os Peltiers são grandes usuários de eletricidade. Peltiers são dispositivos que fazem a condução do calor usando eletricidade, e para funcionarem precisam ser alimentados com corrente elétrica.

Caso seja um tipo de refrigeração líquida (que já é usada há muito em notebooks e vem sendo adotada nos últimos tempos por case-moders em máquinas desktop) esse Reference Set pode servir para parametrizar tanto a construção de máquinas portáteis como convencionais. E as memórias de portáteis foram usadas mesmo para buscar uma diminuição no custo final do equipamento.

De qualquer modo, isso indica que os sistemas Cell não devem ser refrigerados com o sistema tradicional (dissipador+ventoínha) por nenhum integrador que venha a disponibilizá-los no mercado. O sistema padrão de refrigeração do Cell já será diferente do sistema padrão do PC x86, conforme o kit de referência da Toshiba nos mostra.

Temos que esperar o lançamento do PS3 para verificar que tipo de refrigeração foi usada dentro dele, para ter certeza do que será usado em computadores assim que o Cell estiver sendo vendido como plataforma computacional de uso geral.

Devem surgir nas próximas semana outras parcerias de membros do STI com empresas do mercado para colocar o Cell em outros tipos de dispositivos e uma atenção à esse fato deve mostrar um pouco o rumo das estratégias de mercado que serão usadas para dar espaço à essa plataforma.

Até lá continuarei ansioso para descobrir o que mais essa plataforma poderá fazer.

Follow falcon_dark on Twitter
Google
Comments:
impressionante o quão poderoso eles deixarão o PS3 , pqp

FALOW !
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?