Follow falcon_dark on Twitter
Google

quarta-feira, outubro 26, 2005

Ninguém é perfeito

Eu adquiri algumas semana atrás um pendrive Kingston DataTraveler de 512MB com suporte à USB 2. Por alguma razão estava cansado de queimar CDs para levar arquivos maiores que 2MB de um lado para o outro e a praticidade do pendrive para esse tipo de situação é imbatível.

Meu PC, já meio idoso, atende muito bem minhas necessidades exceto por possuir nativamente apenas portas USB1.1. Passar 512MB de arquivos para o pendrive à 300KB/s é algo, vamos dizer, entediante. Decidi que buscaria suporte ao USB 2 mas como não pretendo trocar de máquina tão cedo a solução parecia estar naquelas plaquinhas PCI com portas USB adicionais.

Foi uma grande coincidência um amigo meu, que devia um favor, possuir uma delas encostada. Recebi a doação de bom grado e fui para casa injetar velocidade à minhas conexões USB. A placa usa chipset da VIA (3038) e apresenta 3 portas externas e 1 interna. Veio na caixinha com um pequeno manual de instalação e um CD com "Windows Drivers". Pensei comigo: já vi tudo, vou levar 5 minutos para instalar no windows e uns 30 para fazer isso no Linux.

A coisa começou a tornar-se uma odisséia quando percebi que o slot PCI livre ao lado do AGP estava cheio de poeira, cortesia da ventoínha da placa de vídeo. Saquei que ali nada iria funcionar. Decidi então deslocar todas as placas PCI da máquina um slot para baixo, só pra manter as portas USB traseiras com um nível de acessibilidade aceitável. Desparafusa tudo, troca todas as placas de slot e coloca a placa USB no Slot 1 (o slot zero é o primeiro, cheio de pó, certo?). Parafusa tudo de novo. Liga a máquina e a BIOS entende-se com a plaquinha sem dramas... vamos começar a instalar, primeiro o mais fácil.

Entrei no Windows, ele reconheceu a plaquinha, instalou os drivers sem me perguntar nada... ok... viu, foi bem fácil... Nem tanto. O Windows instalou muito bem a placa, verdade, mas também decidiu reinstalar os drivers de todas as outras placas, isso mesmo, tudo de novo. Instala placa de som, instala placa de rede, instala placa de USB, na hora da placa de captura de vídeo ele pede os drivers. Sentiu um problema vindo? Se ele achou os drivers de tudo, menos o dessa placa de captura (BT878) é porque tem algo errado. Inseri o CD da placa de captura, ele achou os drivers, instalou e pediu pra reiniciar. Após o boot o sistema carrega normal, mas depois de carregar o desktop e enquanto carrega anti-virus, anti-spyware, firewall e outros bummmmmmmmmm..... a máquina reinicia... Legal, algo deu errado na hora de reinstalar o driver da placa de captura e o Windows tá caindo sozinho... Deixei prá lá, vou tentar a sorte no Linux...

Escolho o Linux no menu do LILO e acompanho (pressionando um ESC) a rotina de inicialização do Mandriva. Ele detecta que todas as placas mudaram de lugar e corrige os endereçamentos PCI, depois solta algo como:
Kernel USB 2.0 support enabled
Pronto! Foi isso. Carregou o KDE e ao inserir o pendrive em uma das portas da placa recém instalada lá estava ele, carregando arquivos a 4MB/s!!! Sem que eu fizesse nada, sem cd de drivers do fabricante, sem bagunçar tudo que já estava funcionando antes.

O Windows eu conserto depois, o Linux não vai precisar de conserto, exatamente como um sistema operacional de verdade deveria se comportar. Então eu penso: o Linux não está pronto para o desktop porque é muito difícil de mexer? Talvez algum usuário de computadores leigo, desses para quem sempre recomendamos o Windows, queria me escrever para me ajudar com o meu Windows que reinicia a máquina durante o boot...

Follow falcon_dark on Twitter
Google
Comments:
Fala cara, acompanho seu blog por um bom tempo apesar de não comentar antes. Sempre leio seus textos mais no palm, então esquecia de comentar. Mas então...

Cara, minha placa de captura no Windows é um pé!!!! Se eu mudo de slot PCI ela SIMPLESMENTE NÃO DETECTA MAIS. Possuo uma FlyVideo98 com o mesmo chip da sua eu acho. Mas é impressionante, se mudar de slot tem que reinstalar o Windows dinovo. Coisa que não acontece com o Linux.

É aquele negocio que vc falou nos posts passados, o unix é um sistema à prova de falhas, feito para funcionar sem erros por um longo periodo, um sistema de verdade. Já o Windows é um sistema pra brincar algumas horas, quando geralmente ele trava tudo e precisa de reboot :D

[]s e parabens pelo blog :D
 
Pois é...

O fato da placa não funcionar bem, ou do driver ser mal escrito é culpa do fabricante.... Mas o sistema operacional ficar perdido quando você muda uma placa de slot ou quando você reinstala o driver é o fim da picada.

Camarada meu me perguntou hoje: Eu tenho duas partições no HD, quero voltar a ter uma só... tem como fazer isso sem ter que reinstalar o Windows?
- Claro que tem! Procure por um programa chamado Partition Magic e compre-o ou então busque por uma senha na internet e use-a, esse programa fará o serviço de mesclar as duas partições.
- Putz... mas comprar é dureza... e esses sites que tem essas senhas na internet sempre instalam um monte de spam... não tem um gratuíto?
- Tem deve ter, mas eu não saberia um pra te indicar.
- E então, o que eu faço?
- Formata tudo e instala o Windows de novo.
- Putz tô cansado de qualquer probleminha mais sério instalar o Windows de novo.
- Paciência. - respondi rindo

É o preço pela "facilidade de uso".
 
Show de Bola! :)
 
Ei Falcon Dark eu acho que você vai ter que formatar o seu Windows pra sua placa de Captura voltar a funcionar
hehehhehehehheheheh

Como um vekho amigo meu diz:
"Think Linux, Install Linux, Use Linux and Shutdown your Windows Forever"
 
Usuário leigo não sabe o que é slot nem que dá para ficar placas de um para outro :-)
 
técnico leigo - o qual o usuário leigo contratou porque seu sistema Windows parou - sabe, pilgerowski.
o que ele não sabe é fazer tudo voltar a funcionar sem formatar e cobrar de 50 a 80 reais para isso. não basta pagar a licenca MS.
 
Minha Placa de Captura de Vídeo Modelo Pinnacle Placa de TV PCTV - TV Center 50e Externa USB 2.0 não está ligando, vcs sabem onde eu poderia mandar consertá-la?
 
Cara acho se vc é tão esperto quanto fala ai vc e esses seus camaradas paga-pau de Linux procurem tirar uma certificação Microsoft que isso não é pra qualquer fussão naum falou esse negócio te ter de ficar formatando e reinstalando tudo é coisa de amador!!!
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?