Follow falcon_dark on Twitter
Google

segunda-feira, setembro 12, 2005

Microsoft e SCO.... de novo?

Eu não ia publicar algo por uns dois dias, no mínimo, depois do trabalho que tive pra fazer o ultimo post, mas essas duas notícias do Notícias Linux não pude evitar. Até porque quem acompanha o meu blog já percebeu que eu não tenho datas para trabalhar, só publico algo quando tenho algo a dizer, para evitar a síndrome Dvorak. De qualquer modo vamos às manchetes:

-Microsoft tenta contratar Eric Raymond:
Eric Raymond, conhecido guru do software Open Source contou em uma entrevista que teria recebido um proposta de um recrutador da Microsoft. Considerando o fato de que a pouco tempo a Microsoft contratou Daniel Robbins, criador do Gentoo, só consigo pensar em uma coisa: se não se pode vencê-los tente vencê-los de um jeito diferente!

Segundo o famigerado Dossiê Halloween, um documento vazado da Microsoft de um analista para a diretoria da empresa, como não havia uma grande empresa por trás do Linux as táticas normais de descredibilizar o inimigo poderiam não funcionar. O relatório mostra como a Microsoft teria dificuldades em enfrentar um competidor de código fonte livre suportado pela comunidade. Além disso o documento atesta a qualidade do Linux e concorda que este já era na época (1998) superior ao Windows. A própria Microsoft validou a autenticidade do relatório.

Enfim, sem um alvo para atacar a Microsoft parece decidida a contratar grandes figuras do software livre e aberto para trabalhar com ela, talvez na esperança de que a ausência dessas figuras na comunidade esfrie o crescimento do Linux, talvez para mostrar que o dinheiro pode comprar tudo, até mesmo boas idéias. A despeito de minha crença de que dinheiro compra tudo, até mesmo amor sincero, um episódio veio à mente, trazido pela recusa humilhante de Raymond à proposta da Microsoft, que aquele considerou "ridícula".

Nos tempos primordiais do Software Livre em uma convenção da indústria de tecnologia Eric Raymond encontrou-se dentro de um elevador com um macaquinho da Microsoft, quem assistiu RevolutionOS conhece essa estória, mas vou contá-la mesmo assim. Raymond olhou no crachá e disse:
-Você trabalha na Microsoft?
-Sim. E você quem é?
Raymond responde com voz cavernosa:
-Sou seu pior pesadelo!!!

A graça disso está no fato de que Raymond tornou-se um dos carrascos da Microsoft e inclui em sua biografia frases como: "Irei urinar sobre o túmulo da Microsoft". Isso é uma coisa que muitos de nós adoraríamos fazer, mas parece que agora a Microsoft quer Raymond em suas fileiras. O único motivo pelo qual imagino que uma empresa queira contratar um homem que deseja vê-la falida é para tirá-lo de circulação. Então, total apoio à Raymond por sua recusa humilhante ao convite de trabalho na Microsoft!!!

-SCO publica campanha pró SCO UNIX
Você pode até argumentar que isso é direito da SCO, promover seu próprio produto. Ok, se não fosse pelo tom anti-Linux da campanha. O material da SCO cita 5 razões pelas quais escolher o SCO UNIX em lugar de GNU/Linux. Reproduzo-as a seguir em azul e meus comentários vão em preto mesmo:

SCO UNIX é uma plataforma testada, estável e confiável
Ok, parabéns, o GNU/Linux também é muito bem testado, estável e confiável, e ainda por cima é mais barato, mais acessível e ainda por cima roda no meu hardware. Linux 1 x SCO 0
SCO UNIX é suportado por um único e experiente vendedor
Taí a grande desvantagem do software proprietário, na minha opinião. O fato de não haver um único vendedor de Linux no mundo me deixa muito mais tranqüilo, pois assim não vou dormir à noite com medo de uma empresa para a qual eu não trabalho falir na manhã seguinte, meu investimento está protegido pela natureza do software livre. E sinceramente eu acho que a RedHat, a HP, a IBM, a Sun e a Novell são tão ou mais experientes que a SCO quando o assunto é UNIX-like, não é? Linux 2 x SCO 0 sem ponto para a SCO pois não acho eles tão experientes assim, se fossem não teriam mexido com a IBM no processo judicial do Linux, isso foi inocência demais... começo a concordar com Linus Torvalds, lá na SCO eles fumam crack, você compraria o sistema operacional de uma empresa onde todos fumam crack?
SCO UNIX tem um roadmap comprometido e confiável
E também a IBM, a RedHat, a HP, a Sun, a Mandriva, a SuSe... Linux 3 x SCO 0 não dei um ponto pra SCO agora porque não a vejo como uma empresa tão confiável assim, vai que amanhã eles tentam processar a NASA por ter chego à lua...
SCO UNIX é seguro
claro... é um UNIX, tem a mesma segurança que o Mandriva, o Debian, o Slackware.... tá bom vai, nessa não teve como Linux 4 x SCO 1 :-(
SCO UNIX é legalmente inquestionável
Essa é a melhor, o Linux também é, conforme o processo contra a IBM nos provou... com Linux ninguém mexe... Linux 5 x SCO 2

Placar final: Linux de goleada, esqueçam o SCO UNIX.

Follow falcon_dark on Twitter
Google
Comments:
Não entendi o final! Você não deveria ter terminado com Linux 5 x SCO 1 ?
 
Ops... é verdade... que coisa feia hahahahaha. O placar correto é mesmo Linux 5 x SCO 2... foi mal...
 
Oi, meu nome é Marcio e
gostei do Dossiê Halloween.Onde accho
mais fontes sobre o assunto?
Obrigado desde já.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?