Follow falcon_dark on Twitter
Google

quinta-feira, novembro 10, 2005

IBM e Sony liberam kit de desenvolvimento para Cell

A IBM e a Sony anunciaram o lançamento do Kit de desenvolvimento para a plataforma Cell. Ele é chamado CBE software development kit, CBE é a sigla para Cell Broadband Engine (Mecanismo Cell Banda-larga ou Mecanismo Banda-larga Celular).

Tanto a nomenclatura quanto as informações que já foram publicadas até agora indicam uma plataforma que trabalha de maneira distinta das existentes atualmente. As diferenças conceituais no funcionamento do Cell permitiriam atingir patamares de desempenho até então inéditos. Esse desempenho, segundo o site oficial do CBE resource center, seria adequado para o uso em "jogos, multi-mídia e aplicações de Física e demais Ciências".

Características como chips multi-processados (com 9 núcleos funcionais dentro de cada unidade) e grandes barramentos de comunicação entre as unidades mostram que a arquitetura foi pensada desde o início para que diversas unidades sejam agrupadas dentro de um mesmo gabinete físico.

O lançamento do kit de desenvolvimento tem como objetivo estimular o desenvolvimento de software para a plataforma, inclusive jogos para PS3. Entre os softwares disponíveis para download encontram-se:
- Simulador da plataforma CBE para hardware atual (como o x86);
- Bibliotecas C escritas para a plataforma para serem usadas em criação e portagem de aplicativos;
- Exemplos de software já escrito para Cell e uma Biblioteca de Código Fonte;
- Cadeia de desenvolvimento com GCC para Cell;
- Linux Kernel Patch para que o pingüim rode na nova plataforma aproveitando seus recursos.

Ou seja, com o pacote de simulação de plataforma, com o GCC e com os kernel patchs de Linux você já poderia hoje, em seu x86 rodar uma cópia de Linux para Cell. Não há informações sobre a portabilidade de outros sistemas para a plataforma ainda.

Toda essa movimentação leva a crer que mesmo que computadores desktop com tecnologia Cell ou CBE demorem bastante para chegar, servidores com essa plataforma estarão disponíveis em pouco tempo. Talvez ainda em 2006 servidores de médio porte com essa tecnologia já estejam chegando ao mercado. E isso tem cheiro de Linux.

A própria publicação de patchs para o kernel Linux é uma mostra de que a IBM aposta nesse sistema para tocar seus servidores Cell. O consórcio STI parece queres estimular os desenvolvedores Linux ao redor do mundo a começarem a conhecer e escrever para esta plataforma. Assim quando ela chegar ao mercado realmente já haveria muito software pronto para aproveitar seus recursos únicos e desempenhar de acordo com o que foi dito até agora.

O STI (Sony Toshiba IBM) parece estar fazendo as coisas do jeito certo com essa plataforma. Estão gerando uma grande expectativa do mercado em relação ao Cell e o que ele poderá fazer. Essa preparação de terreno, tentando estimular o desenvolvimento de código para a plataforma, pode ser fator crucial para a manutenção do calendário de lançamentos das empresas. Seria importante que a comunidade de SL mundial engrenasse esse desenvolvimento, pois mostraria quanto interesse há no mercado por uma plataforma mais moderna e mais poderosa para os servidores e computadores pessoais. Vamos esperar que a comunidade responda de acordo.

A espera continua e tão logo mais notícias surjam estaremos de olho. Que a dupla Cell e Linux chegue logo para mostrar sua força ;-)

Follow falcon_dark on Twitter
Google
Comments:
O kit de desenvolvimento você pode obter em http://www-128.ibm.com/developerworks/power/cell/

Além disso em (Related Articles) http://www-128.ibm.com/developerworks/power/cell/articles.html
tem artigos falando sobre o Cell, o que eu li foi o primeiro que sai (o ultimo da lista - 25 de Junho de 2005) já falava do patch do kernel, e do gcc. Tambem fala ded como o Cell é, é um núcleo PowerPC que roda o sistema operacional e mais 8 processadores auxiliares que rodam o codigo de aplicações.

Mudando um pouco de assunto, meu orkut:
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=14903683391854302667
Para você ver um perfil de um leitor do seu blog.
 
Lendo outros documentos do site vi que são nove mesmo :D
 
Opa Carlos.

Obrigado pelo endereço do perfil do orkut, darei uma passada por lá assim que possível. Até onde entendi o Cell possui um núcleo de PowerPC 64 bits e mais 9 auxiliares, mas um permanece inativo e só entra em operação no caso de falha de uma das outras 8 auxiliares. Seria uma espécie de backup de hardware, mas o motivo para que isso tenha sido feito eu realmente não consigo imaginar. Mas parece ser uma peça de engenharia bem interessante. Estou ansioso pela época em que poderemos colocar as mãos nesse negócio.

Valeu pela visita e pelos comentários.
 
Sinceramente, o seu posto sobre games que falou bastante sober Cell aguçou (é assim mesmo que escreve?) muito minha curiosidade sobre ele. Ele parece ser exepcional.

Por quanto será que sairá o PS3?
Será que logo que sair o PS3 sai um PC Cell?
 
Olá Carlos!

Tudo que andei lendo sobre o Cell tem me deixado babando também, por isso tenho falado tando dele por aqui. Mas principalmente porque existe a impressão que a IBM irá dar muita vantagem ao Linux e à comunidade de software livre no desenvolvimento do software para a plataforma, o que é ótimo pois tira a coroa da cabeça da Microsoft e coloca-a para correr.

Não foi definido o preço do PS3 ainda, ma estima-se algo entre US$ 300 e US$ 500,00 dependendo da configuração (preços para Japão e EUA). Não sei como ficaria no resto do mundo. No Brasil, por exemplo, não houve importação oficial do PS2 por muito tempo. A Sony do Brasil desconhecia a existência do mercado de PS2 e fazia vistas grossas à demanda que era abastecida por importações de terceiros ou contrabando.

Um PC Cell deve demorar um pouco para sair. Ainda em 2006 serão lançados servidores profissionais com o novo processador mas parece que limitações contratuais impedem que máquinas desktop sejam lançadas tão cedo. Acho que só teremos desktops Cell em 2007 ou 2008, terei que juntar dinheiro para comprar um servidor blade da IBM ;-) hahaha
 
Gosto muito de seus artigos, sempre estou de passagem. Confesso que não manjo muito desse assunto, mas não custa nada pesquisar néh. Meu Blog, pretendo falar bastante sobre essa interface....

http://kde-brasil.blogspot.com

Abraços
 
Encontrei mais um paper falando sobre a arquitetura do Cell, ainda não terminei de ler.
http://www.blachford.info/computer/Cell/Cell0_v2.html
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?