Follow falcon_dark on Twitter
Google

sábado, janeiro 21, 2006

Linux x ATI

Usar Linux é bom, mas tem seus espinhos. Comprei um notebook para poder trabalhar mais produtivamente. Procurei a melhor relação custo/benefício e optei por um modelo para escritórios da HP/Compac, o NX6115. Eu sei, eu sei, não é nenhuma Brastemp... mas dá pro gasto e coube no bolso, pra que melhor? Ele veio com um Sempron 2800+, 768MB de Ram dos quais 128MB ficam para a placa de vídeo e 640MB são pra mim. O HD é pequenino, 40GB, mas tem wireless e gravador de DVD.

Peguei o bichinho e fui contente brincar com o moleque, o legal é que ele veio com o FreeDOS instalado, então eu tinha que fazer tudo. Vou instalar meu Mandriva pra ver como fica, e não é que rolou uma decepção? Lento que doía, parecia um 586 133MHz com 16MB de ram que tá pegando poeira aqui em casa. Fuçei, mexi, reinstalei... e nada. Então me assopraram uma idéia, entra na BIOS e desliga os recursos de economia de energia. Feito isso o desempenho melhorou um pouco, mas ainda ficou estranho. Não está redondo, sabe? Tá meio engasgado, tá faltando alguma coisa. Fui tirar a prova dos nove, instalei o XP pra ver como ficava... muito rápido. Não me conformei com a situação, tem de haver um jeito.

Formatei tudo de novo e voltei a instalar o Mandriva 2006, mesma coisa. Mexe daqui, mexe dali, será que é o video? Ele usa chipset da ATI, Radeon RS482, a placa de vídeo é uma X 200M. Voltei à velha saga dos drivers da ATI. Eu tinha em meu desktop uma nvidia de 16MB (uma TNT2 pra ser preciso) que funcionava bem e que eu nem tinha me esquenatdo em fazer funcionar em 3D no Linux porque não adiantava. Quando decidi pegar uma placa de vídeo nova fiz a besteira de pegar uma Radeon 9200SE com 128MB de RAM. Funciona mau, no Windows e no Linux é ainda pior. Tentei instalar drivers 3D nela umas 4 ou 5 vezes, e apenas uma deu certo (a primeira) uma semana antes do meu HD queimar.

HD trocado, sistema reinstalado e nunca mais consegui (apesar de todos os esforços) fazer os drivers maldidos da ATI funcionarem com ela. E me vem essa X 200M no notebook. Passei a tarde toda tentando fazer funcionar a meleca do driver da ATI no Mandriva, pra ver se era isso que ainda estava amarrando o desempenho da máquina com o Linux. Nada. A ATI ainda colocou no site um instalador automático que deveria livrar o pobre usuário de Linux do martírio de descobrir como instala aquele negócio ridículo que eles chamam de driver. Bem legal, porque não funciona. Baixei várias vezes, várias versões diferentes em 3 máquinas distintas, sempre o mesmo erro: não é permitido inserir o módulo fglrx.ko no dirétório especificado, acesso negado. Mas eu era o root!!! Eu era o root!!! como que eu não poderia ter permissão para inserir um módulo para compilação na pasta de módulos do kernel!!!???

Abandonei o instalador automático, que em minha singela opinião não está funcionando e fui para o lance braçal, pegar o .rpm com os modulos, instalar e compilar tudo na unha. Doce ilusão... tudo foi direitinho, até o fim. Rodei a porcaria do script para detecção das configurações, passei as corretas para o xorg.conf e mantive as originais relativas à tela LCD, ao teclado da HP, ao touchpad. Reinicio o servidor X e... tudo bem, tudo bom, carrega certinho, tá bonito... DRI não ativado... tudo na mesma. Trocando em miúdos, o driver instalou, compilou, configurou... só não funcionou, e porque é uma boa pergunta.

Se você souber porque notebooks podem ficar meio lentos quando rodando Linux, ou se você souber a fórmula de uma poção mágica para instalar drivers da ATI, por favor me comunique. Não sei se vai adiantar, porque acho que tem um trabalho aqui contra coisas da ATI, pq a Radeon 9200 SE do meu desktop também não funcionou. Quem sabe amanhã eu tento pela sétima vez. É bom, assim eu aprendo e da próxima vez compro uma placa da nVidia.

Follow falcon_dark on Twitter
Google
Comments:
O meu irmão comprou um IBM ThinkPad 380 (pentium 150mmx, 48mb ram) e, com a mesma decepção sua, constatou que o Windows 98 rodava bem mais rápido que o Debian Sarge com, digamos, quase todos gerenciadores de janelas ditos "leves" para linux (de XFCE a Fluxbox).
Acredito que o problema não era o vídeo porque o dele (a marca eu não me lembro) ele conseguiu instalar e rodava direito.

O que me vem à cabeça, sobre esse assunto, é que talvez o hardware dos notebooks sejam muito "windows-friendly". Talvez os drivers e módulos de kernel funcionem melhor para windows, desde os controladores IDE, de barramentos, de memória, até os controladores de clock e etc.
Se não, não vejo outra justificativa, porque nós dois tentamos configurar de tudo - inclusive tentar a loucura de instalar Gentoo nele, com todo "poder" de processamento que o notebook não tinha - e não ficou bom também.
 
O problema não é o notebook, e sim a placa de video ATI é horrivel pra drivers pra linux, nvidia é 1000 vezes melhor, uma vez trabalhei com uma maquina com placa ATI, e tinha que usar o driver padrao do X, o VESA, imagina como ficou.
Se voce conseguisse trocar o notebook seria uma boa, hehe.

Falow
 
Você poderia ter instalado em 2 minutos os drivers da ATI.
Bastava adicionar o repositório PLF :-)

E em segundo caso, pra usar os drivers proprietários instalando na mão, tem que lembrar de arrumar o path do LD_LIBRARY, senão nunca o dri vai ser ativado devido a usar preferencialmente a libGL do X.org
 
Ah, detalhes para o Lorn. ATI é tão boa quanto NVIDIA.
Eu prefiro NVIDIA, mas tenho um Athlon64 com ATI no trampo funcionando tão bem quanto.
E acredite que a gente aqui, digamos, cuida de um X e de um KDE de uma distribuição inteira :-)
 
Que zica!

Eu comprei um HP Pavilion dv8110us. Ele tem um Turion 64, 1Gb de RAM, hd de 80GB e os chipset da ATI(RS482 e SB400).

Não consegui instalar linux nele nem fudendo! O lspci sai tudo Unknown!

Tentei Debian, Ubuntu, Gentoo, nada!

Se conseguir aí dá um toque!!!

Abraços.
 
Opa Tercio.

Na verdade como eu relato em um artigo mais recente (http://falcon-dark.blogspot.com/2006/02/notebook-linux-e-drivers-ati-o-fim-da.html) eu terminei a instalação do Mandriva no meu note com configurações satisfatórias, principalmente de vídeo. De uma olhada no artigo por há dicas para o ACPI, que com as opções padrão também não funcionava por aqui.
 
vê isso:
http://dri.freedesktop.org/wiki/ATIRadeon#head-465a5bcb4ff2a8459736c469bfac6c242de7f3c1

One problem with the 9200SE is that some older XFree86 servers will not detect the chipset. To make this work, you can manually set the...
 
EU uso o mandriva 2007 e possuo uma ati x1300 instalei os drives proprietários gerando os pacotes para minha própria distribuição!

caso alguém ainda esteja interessado eu disponibilizei um artigo no meu blog:

http://oroot.blogspot.com/2007/01/placas-ati-instalando-o-drive-no.html
 
Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?