Follow falcon_dark on Twitter
Google

quinta-feira, dezembro 29, 2005

Sega Aurora

Toda pessoa que gosta de jogos de computador já deve ter jogado algum arcade. Arcades são aquelas máquinas encontradas em casas de jogos ou fliperamas que proporcionam uma experiência mais agradável que os consoles ou computadores domésticos em termos de experiência de jogo. Talvez pelas enormes telas de muitas polegadas, talvez pelos controles, maiores e mais ergonômicos, jogar em um arcade é ainda hoje uma experiência muito particular.

Pergunte para qualquer pessoa que tenha intimidade com jogos de computadores qual seu arcade predileto e você sempre ouvirá uma resposta. Praticamente todo amante de jogos tem um arcade preferido, aquele que o jogador nunca esquece. A mim a oportunidade de jogar Daytona USA da Sega é irresistivelmente tentadora. Posso estar onde estiver, fazendo qualquer coisa, se eu topar com uma dessas máquinas irei perder alguns minutos em ao menos uma partida.

Os arcades são para o mundo dos jogos o que a Fórmula 1 é para o mundo dos carros. Máquinas dedicadas, geralmente muito à frente do hardware de sua época, com sistemas operacionais proprietários e misteriosos. Para os desenvolvedores dessas máquinas manter o segredo sobre suas configurações é muitas vezes a diferença entre um grande sucesso ou um estrondoso fracasso. Bem, talvez não mais.

Depois de ser varrida do mercado de consoles a Sega permaneceu forte no segmento de jogos. Hoje a Sega tem vários títulos para Playstation, Xbox e Nintendo, além do PC. E no segmento de arcades a Sega sempre se manteve como uma das empresas de ponta. Em 2006 a Sega pretende lançar uma nova máquina de Arcade, para rodar com moedas seus jogos mais atuais. A plataforma tem codinome Aurora.

Fascinado que sou por tudo que mantém relação com tecnologia estava fuçando por aí atrás de informações e encontrei em um site alguns dados sobre a plataforma Aurora. Não são informações oficiais da Sega, mas é muito curioso dar uma espiada nessas configurações.

A máquina rodaria com um chip RISC da Hitachi e seu sistema operacional embarcado seria... o Linux!

Isso mesmo, em lugar de gastar algumas centenas de milhares de dólares escrevendo um sistema operacional proprietário para o Aurora a Sega teria decidido usar o kernel livre Linux 2.6 como base. Uma biblioteca gráfica (baseada em OpenGL?) estaria sendo desenvolvida para rodar sobre o pingüim para que os jogos atuais da Sega pudessem ser adaptados para máquinas arcade.

Com o lançamento previsto para 2006 a plataforma Aurora pode trazer o Linux para o mundo dos jogos em ambiente profissional. Some a isso o PS3 da Sony que chegará às lojas também no próximo ano. Teríamos o Linux entrando no mercado de jogos eletrônicos em duas frentes, doméstica e profissional pelas mãos de dois grandes nomes, Sony e Sega. Todo o trabalho feito sobre o Linux para prepará-lo para esses mercados surtirá efeito, em algum nível, sobre o mercado de Linux para PCs.

Em algum momento, talvez em 2007, o Linux estará apto a tornar-se uma grande plataforma de jogos e entretenimento. O mercado está conspirando nesse sentido. Pessoalmente eu continuo torcendo muito.

Follow falcon_dark on Twitter
Google
Comments:
Nunca fui muito fã de arcades, mas concordo que a experiência ao se jogar em um é única: ao-vivo, tendo que lidar até com adversários humanos a poucos centímetros de distância, a emoção do momento, as risadas com os amigos...

Imagine agora sabendo que ele roda Linux... =D
 
quando o Linux vai rodar Flight Simulator?

:P

hehehehehe
 
Arcade.. coisa boa...

Caraca ai , notícia ótima !

FALOW!
 
Daytona USA é um clássico!!!

Continuamos na torcida :)
 
Falcon Dark

Cara eu gostaria d fazer um artigo na wikipedia dessa informação

gostaria de pedir permissão pra isso.

sckar2@yahoo.com.br
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?