Follow falcon_dark on Twitter
Google

segunda-feira, fevereiro 21, 2005

Internet Explorer 7

Saiu no Guia do Hardware que o Internet Explorer 7 deve sair ainda este ano (2005). Esta versão estaria prevista apenas para 2006 junto com o Longhorn (o futuro Windows) mas estaria sendo antecipada para aumentar a segurança dos sistemas dos usuários que navegam na internet.

Acho isso uma piada muito perigosa. Partindo do preceito que a Microsoft é uma empresa competente, com profissionais de calibre (sei que muitos pensam o contrário!) não acredito que ela não consiga fazer um sistema operacional e um navegador para internet seguros o bastante para não parecerem queijos suíços perante as ameaças da internet atual. Qual é o problema então? Porque o Windows e o Internet Explorer recebem tantos avisos de segurança enquanto seus principais competidores parecem tão seguros?

A melhor resposta que posso pensar surge do seguinte raciocínio: No Brasil acredita-se que para cada versão original do Windows rodam 10 versões "piratas" e o Windows é o software mais vendido do país (à excessão de jogos, contando-se caixas no atacado e varejo). Dos outros 9 software mais vendidos, 1 é McAfee, 4 Symantec e 4 Microsoft. Considerando-se os 10 mais vendidos, os software que não são versões do Windows e do Office são anti-virus e ferramentas para segurança e manutenção do sistema. Dados de vendas de Dezembro de 2004 segundo Brasoftware, Ingram e Tech data.

Um sistema inseguro é uma enorme mina de ouro, já que cada versão é esperada com ânsia pelo mercado e comprada como água e softwares anti-virus e de manutenção do sistema vendem muito bem! Se eu fabricasse esse sistema não faria muita questão de torná-lo seguro de verdade.

Follow falcon_dark on Twitter
Google

John C. Dvorak pisa feio na bola!

Não vou publicar partes do texto pois a Info! poderia me tirar de cena, mas em sua coluna mensal na Info! (revista de informática da editora Abril) de Fevereiro de 2005, John C. Dvorak fala sobre como o spyware vai atacar em 2005. Ele comete algumas mancadas no texto quando começa a falar sobre como o spyware poderia ser erradicado e combatido com eficácia.

  1. Dvorak diz que o sistema de thin clients poderia acabar com o spyware. Thin clients é uma arquitetura de rede onde o servidor executa as aplicações e os terminais são apenas um front end para o servidor. Quem já leu o texto sobre terminais leves do Morimoto conhece bem isso, aliás eu tenho um 486 aqui em casa que é thin client. Fazer isso em GNU/Linux é fácil e configurar tudo não leva nem 60 minutos. No Windows vc precisa de uma versão especial so sistema pra conseguir isso, que custa muito caro. Hoje, como esse software é vendido, não há nada que ele possa fazer para combater o spyware. Ele permitiria que o spyware se instalasse e roubasse dados e senhas dos usuários, sem problema algum. Esse modelo talvez até ajudasse a erradicar software malicioso depois de identificado, mas nada faria para impedir sua instalação. Ainda causa o problema de que se um usuário instalasse spyware, este roubaria dados de todos os usuários daquela máquina. Assim thin clients de Windows, como são hoje, facilitam o roubo de dados por spyware, e não o contrário como propõe Dvorak.
  2. Dvorak diz que uma mudança de arquitetura do PC impediria a disseminação de spyware. Mas esquece que o que permite que exista spyware é a arquiteura do Windows e não o PC. Em seu texto Dvorak estranha o fato de Macs não terem spyware como PCs tem mas acredita que isso é questão de tempo. Não sabe que o MacOS X, assim como o GNU/Linux é inspirado no Unix (no caso do sistema da Apple no BSD) e que portanto torna a disseminação de virus e spyware virtualmente impossível. Não é preciso mudar a arquitetura do PC, mas sim mudar a arquitetura do Windows. Enquanto a Microsoft não promove isso, o melhor a fazer para evitar o spyware é usar GNU/Linux.
  3. Dvorak diz que em um cenário ideal para combater o spyware o sistema não pode ter uma caixa preta como o registro do Windows, onde cada programa escreve informações inacessíveis para o usuário e que os programas deveria ter seus próprios diretórios e não jogar suas bibliotecas na mesma pasta do sistema (\windows\system). Ele diz que isso tornaria transparente para o usuário quais programas rodam na máquina, e que se o usuário quisesse desisntalar um programa bastaria deletar seu diretório. Assim o ícone "Adicionar ou Remover Software" do Painel de Controle do Windows perderia sua função. Quem usa GNU/Linux sabe que tudo isso que Dvorak pede já existe!
Ler a coluna é hilariante pois Dvorak fala o tempo todo sobre como poderíamos impedir o spyware de proliferar-se citando coisas que o Windows deveria ser capaz de fazer. E tudo que ele acha que o Windows deveria ser capaz de fazer para impedir spyware são coisas que o GNU/Linux faz e impede o spyware de disseminar-se na plataforma livre. O que faz com que Dvorak perca-se em suas idéias é desconhecer completamente que tudo que ele deseja já existe.

Enquanto tranca-se no reino dos produtos Microsoft o colunista reinventa a roda algumas vezes e de especialista em tecnologia passa à leigo boboca imaginando como Bill Gates livra-se do spyware de seu computador quando navega na internet.

Follow falcon_dark on Twitter
Google

sexta-feira, fevereiro 18, 2005

Várias Coisas

A discussão sobre leis de patentes de softwares na Europa voltou ao começo e a possível aplicação dela pode ser adiada por mais um ano. Cobertura sobre o assunto pode ser acompanhada pelo The Register. É muito bom que a Europa tenha decidido debater mais sobre o assunto já que este ainda gera muita polêmica. Mas a comunidade de software livre só ficará tranqüila depois que a possibilidade de aplicação de uma lei de patentes de software estiver totalmente afastada.

A IBM está confiante de que o processo movido contra ela pela SCO não dará em nada e já anunciou um investimento em software para Linux na casa de US$100 milhões. A despeito de tudo que se possa dizer sobre a IBM e como ela decidiu ganhar dinheiro com Linux esse investimento significa que no pŕoximo ano o sistema operacional GNU/Linux deve ter um crescimento maior ainda, tanto no mercado corporativo quanto no desktop empresarial. Resta torcer pra que essa tendência se concretize também no desktop doméstico e que cada vez mais empresas desenvolvam softwares para a plataforma.

Enquanto isso no estado de São Paulo o governo estadual fechou contrato com a Microsoft para capacitação de 65 mil alunos de escolas de ensino médio e superior. O programa tem como objetivo permitir que estes alunos adquiram a capacidade de "criar software". O programa irá treinar 240 profissionais no Centro de Tecnologia XML da Microsoft localizado no Instituto de Pesquisas Tecnológicas em São Paulo. Então estes professores repassarão seus conhecimentos aos colegas e todos estes repassarão os conhecimentos aos seus alunos. O projeto deve ocorrer ao longo do ano.

Eu já tive a oportunidade de participar de um seminário da Microsoft sobre Web Services e XML onde foram oferecidos benefícios para todos aqueles que "replicassem" o conteúdo do curso. Este conteúdo foi basicamente .NET. A Microsoft continua usando a política do traficante de drogas e desta vez com a colaboração do governo do estado de São Paulo, pelas mãos do PSDB.

A Microsoft oferece treinamento de graça para um número pequeno de pessoas (nesse caso 240) e prêmios (computadores e licensas de software) para que elas promovam cursos e seminários sobre o assunto e repliquem o que aprenderam. Assim a Microsoft dissemina conhecimentos sobre suas tecnologias proprietárias gastando muito pouco e mantendo o mercado preso à ela. É uma pena que o governo do estado esteja agora compactuando com esse tipo de prática.

Pra completar, mais uma empresa atestou que o Linux tem TCO menor que o Windows. A migrante da vez é a Cisco que anunciou que vai colocar o Linux em todos os seus desktops. O engraçado é que a Cisco disse que sua mudança nada tem a ver com custos e sim com praticidade. Segundo a Cisco um administrador que daria suporte a 40 estações Windows pode suportar até 400 PCs com Linux. Desculpas esfarrapadas à parte, se reduzir em 10 vezes o custo de suporte não for um motivo econômico eu não sei o que é.

Follow falcon_dark on Twitter
Google

quarta-feira, fevereiro 16, 2005

Então eu sou "comunista"

Sobre o post anterior e o artigo do Richard Stallman, onde Willian Gates III, vulgo Bill, chamou-me de "comunista" porque eu sou contra as patentes de software na Europa, tenho algumas coisas à dizer!

Não discutirei sobre a ignorância de Bill Gates!!! Ele desconhece totalmente o sentido da palavra comunista! Até aí tudo bem, eu também não sei o significado de milhares de palavras. O problema é não saber o que uma palavra significa e querer usá-la. Não é uma questão de dialética! É uma questão de tornar exeqüível a única coisa que nos separa dos outros animais deste planeta: a comunicação. Sr. Gates, se você não sabe o que uma palavra significa busque um dicionário e melhore sua cultura ou então não use-a.

Em segundo lugar vem esta mania estado-unidense de achar que chamar alguém de comunista é uma espécie de ofensa pessoal. O comunismo é um regime econômico como qualquer outro e usar esse termo no intuito de ofender alguém deveria ser tão grave quanto usar termos racistas ou de preconceito religioso. É um comportamento ultrajante que deveria enojar a todos que querem viver em um mundo civilizado. O lugar dos racistas e preconceituosos em geral é na cadeia!

Já que falei em preconceito religioso deixa eu trazer a vocês uma informação realmente interessante! O lema do comunismo é "De cada um segundo sua habilidade, para cada um segundo sua necessidade". Bonito isso não? Eu não sou uma pessoa religiosa, na verdade sou mais próximo do agnosticismo que qualquer outra coisa, mas isso não importa. Na bíblia cristã existem muitos ensinamentos de valor, assim como em todos os outros livros religiosos que eu conheço. Mas no novo testamento existe uma passagem realmente muito interessante. Eis uma transcrição do livro Atos dos Apóstolos do Novo Testamento, cap 4 versículos 32-35:

"Da multidão dos que criam, era um só coração e uma só alma, e ninguém dizia que coisa alguma das que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. Com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressureição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. Pois não havia entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que vendiam e o depositavam aos pés dos apóstolos. E se repartia a qualquer um que tivesse necessidade."

Desafio agora alguém (com gostinho especial o Sr. Bill Gates) a dizer-me e provar que o intuíto final do comunismo não encontra-se sintetizado nesse parágrafo. Até acho que há uma justiça poética em defensores do software livre serem chamados de comunistas, mas que isso seja feito pelo motivo certo, e não por uma deturpação pífia da expressão feita por um dos homens mais ricos do hemisfério ocidental exibindo sua falta de vocabulário.

Em tempo acredito que Patentes de Software sejam a maior hipocrisia e punhalada nas costas dos programadores e usuários de computadores do mundo desde o roubo da interface gráfica aplicado pela Microsoft sobre a Apple. É ridículo imaginar que tipo de desmandos ou devaneios podem surgir deste tipo de legislação. Poderia eu patentear a idéia de uma função que gera números aleatórios, e então todos ao redor do mundo teriam de pagar para mim!? Todos os sistemas usam isso, como pode-se criar espaço para que tamanha loucura torne-se realidade? É ultrajante!

Em seguida temos um novo protocolo de e-mail que é anti-spam e anti-software livre? Onde a Microsoft pensa que está? Mais da metade da internet roda em software livre e eles querem descartar isso da noite pro dia como se nunca tivesse existido? E depois, apenas Windows poderiam mandar e receber e-mails? Hahaha! Sabe, quando alguém diz pra mim que um worm como o Sasser poderia paralisar a internet eu dou muita risada por dentro e penso: "Apenas 40% da internet ficaria paralisada, o resto não roda Sasser!" E a MS com um protocolo colocaria mais da metade da internet fora dos serviços de e-mail? Quem será que está criando virus, garotos de 16 anos ao redor do mundo ou um bando de megalomaníacos em Redmond.

Todos os usuários e defensores de software livre do mundo, novos comunistas segundo a visão de Redmond devem lutar contra isso e suportar o Parlamento Europeu em sua decisão de não aprovar as patentes de software na Europa!

Follow falcon_dark on Twitter
Google

Você é comunista?

Richard Stallman o fundador da FSF escreveu para o site CNET news sobre a luta contra as patentes de software na europa e sobre a posição da Microsoft e seu fundador, Willian Gates III (vulgo Bill), em relação ao assunto. Normalmente eu passaria apenas o link, mas esta eu tive de traduzir. Segue minha tradução livre do texto:

"Bill Gates e outros comunistas
por Richard Stallman

Quando o site CNET News.com perguntou à Bill Gates sobre patentes de software, ele mudou de assunto e falou sobre "propriedade intelectual" misturando tudo com várias outras prerrogativas legais.

Então ele disse que todos que não derem suporte para a legislação sobre patentes é um comunista. Já que não sou comunista mas tenho criticado as patentes de software, fiquei pensando que esse tipo de comentário deve referir-se à mim.

Quando alguém usa o termo "propriedade intelectual" normalmente ou está confuso sobre o assunto ou está tentando confundir você. Esse termo é usado para colocar no mesmo pacote as leis de copyright (direitos autorais), leis de patentes e várias outras legislações, cujos dispositivos e efeitos são totalmente diferentes uns dos outros. Por que o Sr. Gates faz isso, misturando todos esses conceitos? Vamos analisar as diferenças que ele escolheu esconder.

Desenvolvedores de software não estão lutando contra as leis de copyright (direitos autorais e direitos de cópia), porque o desenvolvedor de um programa mantém o copyright do programa; desde que os programadores tenham escrito o código, ninguém mais possuirá o copyright para esse código. Não há perigo de que terceiros tenham um caso legal válido de quebra de direitos de copyright contra os programadores de um código.

Patentes são uma história diferente. Patentes de Software não cobrem o código do programa ou o programa pronto; cobrem idéias (métodos, técnicas, caracteristicas, algoritmos, etc.). Desenvolver um grande programa envolve combinar milhares de idéias, e mesmo que algumas delas sejam completamente novas, o resto precisa vir de outros softwares que o desenvolvedor já tenha visto. Se cada uma dessas idéias pudesse ser patenteada por alguém, cada grande programa iria infringir centenas de patentes. Desenvolver um grande programa significaria estar vulnerável à centenas de potenciais processos judiciais. Patentes de software são ameaças aos desenvolvedores de software, e aos usuários, que também podem ser processados.

Alguns poucos afortunados desenvolvedores de software estariam livres de todo o perigo. Seriam as megacorporações que, normalmente, possuem milhares de patentes cada e licenciamento cruzado uma com a outra. Isto dá à elas uma vantagem sobre rivais menores que é irreversível. Esta é a razão pela qual geralmente são as megacorporações que fazem lobby por patentes de software.

A Microsoft de hoje é uma megacorporação com milhares de patentes. Microsoft disse em juízo que o maior competidor do Windows é "Linux", referindo-se ao sistema operacional e software livre chamado GNU/Linux. Documentos internos da Microsoft que vazaram para o público dizem que a Microsoft visa usar as patentes de software para anular o desenvolvimento do GNU/Linux.

Quando o Sr. Gates começou a criar sua solução para o problema do spam, eu suspeitei que tratava-se de um plano de usar as patentes de software para assumir o controle da Internet. De fato, em 2004, a Microsoft pediu à IETF (Internet Engineering Task Force ou Força Tarefa de Engenharia da Internet) para aprovar um protocolo de e-mail que a Microsoft tentava patentear. A política de licenciamento para o protocolo foi criada para proibir inteiramente o software livre. Nenhum programa que suportasse esse protocolo de e-mail poderia ser lançado como software livre, sob a GNU GPL (Licença Geral Pública do GNU), a MPL (Licença pública Mozilla), a licença Apache, quaisquer licenças BSD, ou qualquer outra licença livre.

A IETF rejeitou o protocolo da Microsoft, mas a Microsoft afirmou que tentaria convencer grandes provedores de internet a usar o protocolo de qualquer modo. Graças ao Sr. Gates agora sabemos que uma internet aberta com protocolos que qualquer um possa implementar é comunismo; e que esta foi desenvolvida pelo mais famoso agente comunista que há, o departamento de defesa dos Estados Unidos da América.

Com a participação de mercado que a Microsoft tem, ela pode impor sua escolha de sistema de programação ao mercado como um padrão de-facto. A Microsoft já patenteou alguns métodos de implementação usados em .Net, aumentando a preocupação de que milhões de usuários foram inseridos em um monopólio que o próprio governo dos Estados Unidos a América já tentou combater.

Mas capitalismo significa monopólio; ao menos a visão de capitalismo de Gates significa. Pessoas que acham que qualquer um deve estar livre para programar, livre para escrever softwares complexos, são comunistas como o Sr. Gates já colocou. Mas estes comunistas já infiltrama-se até mesmo na Microsoft. Aqui está o que Bill Gates disse à seus empregados na Microsoft em 1991:

'Se as pessoas tivessem entendimento sobre como patentes seriam concedidas quando a maioria das idéias de hoje foram inventadas e tivessem registrado-as, a industria de hoje estaria completamente paralisada...No futuro uma pequena empresa de informática que não possua patentes próprias será forçada a pagar qualquer preço que as gigantes escolham impor.'

O segredo do Sr. Gates foi agora revelado; ele também era um "comunista"; ele também reconheceu que patentes de software eram danosas, até que a Microsoft tornou-se uma das gigantes. Agora a Microsoft pretende usar as patentes de software para impor qualquer preço que escolha à você e à mim. E se objetarmos contra isso o Sr. Gates irá nos chamar de "comunistas"

Se você não tiver medo de ser assim rotulado, visite ffii.org (Foundation for a Free Information Infratructure ou Fundação para uma Estrutura de Informação Livre), e junte-se à luta contra as patentes de software na Europa. Nós já persuadimos o Parlamento Europeu uma vez - até mesmo alguns Primeiros Ministros de direita são "comunistas" ao que parece - e com sua ajuda vamos fazê-lo novamente.

Richar Stallman é presidente da Free Software Foundation e chefe do projeto GNU."

Após a tradução deste texto eu fiquei com vontade de falar algumas coisas, mas vai ser no próximo post.

Follow falcon_dark on Twitter
Google

terça-feira, fevereiro 15, 2005

Novo logo para o FreeBSD!

O freebsd.org, web site da entidade que mantém o FreeBSD irá iniciar um concurso para elejer um novo logo para o projeto. O mascote atual, o diabinho Beastie não será abandonado e o novo logo e o mascote serão usados em conjunto para promover o software.

O FreeBSD é um Unix-like aclamado no mundo todo por sua qualidade e competência e junto do GNU/Linux e do Sun Solaris forma o pilar da internet moderna. Assim como o GNU/Linux o FreeBSD é distribuido livremente, com código aberto sob uma licença muito parecida com a GNU GPL. Muitos dos softwares de GNU/Linux atuais foram portados dos *BSD e as comunidades de ambos mantém laços de suporte mútuo, formando o que é, provavelmente, a maior comunidade de software livre do mundo.

Follow falcon_dark on Twitter
Google

Microsoft é sempre Microsoft

A Microsoft através de seu sócio fundador Willian Gates III, vulgo Bill, teria ameaçado a Dinamarca com o fechamento de 800 vagas na empresa dinamarquesa Navision, adquirida pela Microsoft, caso a Dinamarca posicione-se contra as patentes de software na Europa. O debate sobre patentes de software vêm ocorrendo e a votação de uma legislação já foi adiada várias vezes.

Esse tipo de comportamento da empresa de Redmond não surpreende ninguém que esteja familiarizado com suas negociatas e politicagens e mostra que o governo brasileiro agiu bem ao recusar um encontro pretendido entre Bill Gates e Lula. O fato todo teve cobertura do jornal The Inquirer e do Groklaw. Uma chamada em português foi feita no br-linux.

Com esse tipo de "argumento" da MS fica claro para mim que cada vez mais outros governos do mundo seguirão os passos do governo brasileiro e irão adotar o software livre, até para verem-se livres desse tipo de chantagem barata. E a Microsoft processou Sérgio Amadeu por dizer que ela [a MS] age como um traficante de drogas. Talvez Bill Gates quisesse dizer a Lula que se o Brasil optasse por software livre a MS quebraria seus joelhos. ;-)

Follow falcon_dark on Twitter
Google

Artigo sobre software livre

O site de pesquisa e informações geek Astalavista mencionou como um "must read" um texto muito interessante de David A. Wheeler sobre o porque de adotar software livre em vários ramos do setor de tecnologia. Entre outras coisas ele discute sobre o domínio do Apache nos web servers, o crescimento do GNU/Linux e chega até a ameaça do Mozilla/Firefox ao reinado do MS IE. Vale a pena a leitura do texto e o bookmark para quando alguém pintar em um forum defendendo o Windows e a MS, já que o texto é recheado de gráficos, números e links para comprovar sua linha. O único senão é que exige do leitor conhecimentos bons de língua inglesa. Definitivamente um texto que você deve ler. Acesse-o aqui.

Follow falcon_dark on Twitter
Google

domingo, fevereiro 13, 2005

Europa continua livre de patentes de software

Roberto Salomon (roberto.salomonATterra.com.br) enviou este link para o br-linux e acrescentou: “A Europa parece estar livre das patentes de software. Pelo menos por enquanto. O Parlamento Holandês resolveu solicitar ao seu Governo que garantisse que a Lei de Patentes que está tramitando no Parlamento Europeu não fosse aprovada sem nova discussão, após a recomendação do Comitê de Assuntos Legais do Parlamento Europeu para que o projeto de lei fosse descartado. Apesar desta recomendação, o projeto estava na agenda do Parlamento Europeu para ser aprovado pelos ministros da UE na próxima quinta-feira, sem debate, para ser devolvido ao Parlamento para uma segunda leitura. O posicionamento da Holanda fez com que Luxemburgo, que ocupa a atual presidência do bloco, retirasse o projeto da agenda. A Espanha também se manifestou contrária à nova Lei e o senado espanhol aprovou, por unanimidade, uma moção que pede ao governo espanhol que defenda, nas instituições européias que um programa de computador não é regulável por uma legislação de patentes."

Pessoalmente acho isso decisivo para uma posição global antagonista ao que ocorre nos EUA hoje. E em vista do exposto até aqui a posição assumida pelo Brasil teve forte incluência nessa decisão de Espanha e Holanda. Alguns dos contatos em Davos, na Suíça, sede do Forum Econômico Mundial do governo brasileiro com governos europeus foram, provavelmente, sofre a adoção de software livre, já que o Brasil agora é estudo de caso na área.

Follow falcon_dark on Twitter
Google

sábado, fevereiro 12, 2005

Busca por liderança de mercado

Na sua busca delirante por manter a liderança de mercado no desktop a Microsoft (MS) não poupa esforços, nem dinheiro. Assim a lista de tecnologias e empresas que a MS adquiriu ao longo de sua vida é enorme e é com orgulho que apresento-a aqui.

Softwares
Power Point comprado da Forethought - 1987
Frontpage comprado da Vermeer - 1996
Visio comprado da Visio Corp. - 1999
Internet Explorer comprado da Spyglass (baseado no Spry Mosaic que tb originou o Netscape 1)
Internet Information Server da Spyglass
SQL Server da Sybase

Entre as empresas compradas pela MS podemos citar:
1987 Forethought Incorporated - A companhia que desenvolveu o Power Point
28/06/94 Softimage Inc.
15/11/94 One Tree Software
16/10/95 Blue Ribbon Soundworks.
12/12/95 Bruce Artwick Organization
16/01/96 Vermeer Technologies Inc.
03/96 Aspect engineering
12/03/96 Colusa Software Inc
08/04/96 aha! software
15/04/96 EXOS Inc.
11/06/96 eShop Inc
20/11/96 ResNova.
10/12/96 NetCarta.
04/03/97 Interse.
06/04/97 WebTV Networks.
07/05/97 Dimension X.
13/06/97 Cooper & Peters.
30/06/97 LinkAge Software.
05/08/97 VXtreme
07/0799 ZOOMIT.
03/01/98 Hotmail a un valor aproximado de U$S 400 millones.
23/02/98 Flash Communications.
09/04/98 Firefly Network Inc
28/04/98 MESA group.
25/08/98 Valence Research.
05/11/98 LinkExchange Inc.
07/01/99 FASA Interactive.
04/03/99 CompareNet Inc.
19/04/99 Access software
26/04/99 Jump Networks.
07/06/99 ShadowFactor.
15/06/99 OmniBrowse Inc.
01/07/99 Sendit.
21/07/99 STNC.
15/09/99 Visio Corp.
17/09/99 Softway Systems
29/10/99 Entropic.
29/02/00 Peach Networks.
12/06/00 Driveoff.Com
19/06/00 Bungie Software Products Corporation, aquisição que permitiu incluir o jogo "Halo" de forma antecipada na lista de games para X-box
12/07/00 NetGames.
13/09/00 MongoMusic.
18/09/00 Pacific Microsonics Inc.
05/12/00 Digital Anvil.
21/12/00 Great Plains Software.
30/04/01 NCompass Labs.
03/05/01 Ensemble Studios.
09/12/01 Navision en U$S1,33 mil millões.
29/09/02 British game developer Rare Ltd. por U$S 375 milliões.
22/10/02 Vicinity Corporation.
21/01/03 PlaceWare.
19/02/03 Connectix.
10/06/03 Tecnologia de anti-virus da GeCAD´s.

Todas essas empresas foram compradas pela MS por algum motivo. Mas o legal é a Connectix. É uma empresa cuja maior fonte de renda é um firewall para Linux!!!

A lista e muito mais pode ser lido em aqui Deem uma passada por lá pq é muito interessante, afinal é o background da história da industria de computadores.

Até mais pessoal.

Follow falcon_dark on Twitter
Google

sexta-feira, fevereiro 11, 2005

América do Sul se aquece para o código aberto

Reportagem do site The Register comenta sobre como a América do Sul, liderada pelo Brasil, volta-se para o software de código fonte aberto.

Trechos da reportagem e sua tradução livre feita por mim:

"Brazil's President, Luiz Inacio da Silva, is keen to bridge what he perceives to be a huge technology gap between Brazil and more advanced economies, and sees Open Source as an important means of doing so."
"O Presidente do Brasil, Luiz Inácio da Siva, prepara-se para construir uma ponte para o que ele pensa ser um imenso abismo tecnológico entre o Brasil e economias mais avançadas, e acredita que Código Aberto é um importante meio de fazer isso."

"He appointed Sergio Amadeu, a former economics professor and Open Source enthusiast, to head Brazil's National Information Technology Institute ... Amadeu is a crusader of a kind, having written a book entitled "Digital Exclusion: Misery in the Information Era", which argues that technology broadens the gap between the wealthy (the digitally enabled) and the needy (the digital paupers)."
"Ele (Lula) designou Sérgio Amadeu, um professor de economia e entusiasta do Código Aberto, para liderar o Instituto Brasileiro de Tecnologia da Informação (ITI) ... Amadeu é um guerreiro como poucos, tendo escrito um livro entitulado 'Exclusão Digital: Miséria na Era da Informação', que defende que a tecnologia aumenta as diferenças entre os afortunados (ou digitalmente capazes) e os necessitados (os digitalmente excluídos)."

O texto continua explicando como os países da América do Sul estão implantando e criando leis favoráveis ao software de Código Aberto e ao Software Livre, seguindo o exemplo brasileiro. Vale a pena sua leitura para antenar-se do que está acontecendo em nosso continente e nossa mídia baseada em publicidade não está noticiando.

Follow falcon_dark on Twitter
Google

Presidente da Sun elogia o Brasil e agradece à Lula

Em seu blog pessoal o presidente da Sun Microsystems, Jonathan Schwartz, agradece ao Brasil e ao Presidente Lula por sua postura firme de adotar o software livre e deixar de lado o modelo proprietário. O post foi feito em português e mostra o quanto a comunidade internacional está prestando atenção no que está acontecendo por aqui. Você pode ler no Blog de Jonathan Schwartz a carta aberta ao Presidente Lula.

Realmente o Brasil achou os trilhos nesse assunto. Um país onde tantos passam fome e há tanto por fazer não pode desperdiçar milhões de dólares e o talento de tantos profissionais comprando software proprietário. Temos muito para contribuir e muitas contas à acertar. Promover o software livre é prmover a igualdade social e é isso que devemos fazer.

Follow falcon_dark on Twitter
Google

Reuters faz reportagem sobre o papel do Brasil

Repórter da Reuters escreveu para a agência de notícias a partir de São Paulo sobre o papel do Brasil na nova ordem mundial sobre propriedade intelectual e copyright. Vale a pena a leitura e pensar a respeito, já que vc nunca vai ver essa reportagem por aqui:

Brasil Redesenha Debate sobre Propriedade Intelectual

Pessoalmente adoro a parte onde o repórter diz que "agora o Brasil é vanguarda no que pode ser uma mudança global na maneira como conhecimento é produzido e distribuido"

Follow falcon_dark on Twitter
Google

O Começo

Vou começar deixando o link para um texto que escrevi no fim do ano passado falando sobre o acesso ao conhecimento e mostrando um pouco do que penso sobre software livre. Faça uma força e leia até o final, é longo e cansativo eu sei, e depois disso, por favor, mande-me seus comentários sobre o que escrevi. É uma boa maneira de começar, já que foi o retorno da comunidade para esse texto que me estimulou a iniciar esse blog.

http://geocities.yahoo.com.br/falcon_net/index.html

Follow falcon_dark on Twitter
Google

This page is powered by Blogger. Isn't yours?