Follow falcon_dark on Twitter
Google

quinta-feira, dezembro 22, 2005

Mais um artigo no Meiobit.com

Já está no ar o meu segundo artigo sobre Linux no site Meiobit.com.

Nesse segundo artigo eu repassei alguns termos comuns para o usuário de Linux mas que podem causar alguma confusão para os novatos. Também falei um pouco sobre algumas distribuições que os iniciantes podem testar e onde eles podem encontrá-las.

Follow falcon_dark on Twitter
Google
Comments:
Bom, muito bom o artigo, mas acho que ele está conceitualmente errado em um aspecto muito importante - em que todos os artigos parecem estar.

Hoje em dia, sugerimos às pessoas que usem Linux e deixamos aos novatos que escolham eles mesmos suas distros. Embora seu artigo seja muito superior à maioria por ressaltar a necessidade de escolha, acredito que a oferta de um saco cheio de sistemas operacionais chamado Linux não ajuda nem a nós, nem aos usuários.

É com muita dor que dito isto, pois o poder de escolha é o diverencial maior do linux, mas acho que a magnitude do universo do Linux é forte demais para o usuário mediano. Talvez não fosse melhor, ao invés de apresentar Linux, apresentar e.g. Ubuntu Linux ou Kurumin Linux?

O que tenho visto são pessoas que chegam em posts de blogs que dissertam e.g. sobre o quanto é fácil instalar um programa no *Ubuntu* e respondem que não, é muito difícil instalar programas no *Linux* e por isto voltou ao Windows (como se fossem mundos incompatíveis) - sendo que provavelmente a figura teve a infelicidade de tentar começar pelo Slackware.

Esta confusão é *muito* prejudicial e acredito que a comunidade como um todo deveria agir para que isto não mais acontecesse. Ademais, não teríamos mais de gastar tempo explicando para o novato as idiossincrasias de cada distro, podendo nos dedicar ao que é realmente importante *para o iniciante*. Creio que seria muito bom a comunidade deixar de apresentar o Linux para apresentar um Linux. Concorda

Ih, acho que empolguei :)

De resto, gostaria de reiterar que seu blog é simplesmente magnífico. Nunca vi tamanha clareza e elegância num blog. Snceramente, o título me assustou de começo (parecia nome de postador do /. :D) mas foi um preconceito tolo. Parabéns por um dos melhores blogs sobre tecnologia que já vi!
 
Olá amigos. Agradeço os comentários e apoio ao meu trabalho, fico muito feliz com isso.

Adam, acho que o conceito fundalmentalmente errado (e concordo com você nesse ponto) é sobre o Linux em si. Isso me deu uma idéia boa para um novo artigo, no qual falarei mais sobre isso.

Quanto ao nome, bem, é uma espécie de construção cuja forma me parece muito agradável em língua inglesa, mas confesso que em português não sôa tão bem. Free Access by Falcon_Dark era o título que eu tinha em mente, pois pareceria que eu estava dando o acesso livre às informações que eu compartilharia. Livre Acesso por Falcon_Dark é correto no sentido de autoria do blog, mas não mentém esta mesma idéia, o que me deixou um tanto quanto chateado. Depois de muito pensar acabei ficando com esse nome mesmo, fazer o que? ;-)

Obrigado pela visita e pela idéia para um novo artigo... te devo essa ;-)
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?