Follow falcon_dark on Twitter
Google

segunda-feira, fevereiro 21, 2005

Internet Explorer 7

Saiu no Guia do Hardware que o Internet Explorer 7 deve sair ainda este ano (2005). Esta versão estaria prevista apenas para 2006 junto com o Longhorn (o futuro Windows) mas estaria sendo antecipada para aumentar a segurança dos sistemas dos usuários que navegam na internet.

Acho isso uma piada muito perigosa. Partindo do preceito que a Microsoft é uma empresa competente, com profissionais de calibre (sei que muitos pensam o contrário!) não acredito que ela não consiga fazer um sistema operacional e um navegador para internet seguros o bastante para não parecerem queijos suíços perante as ameaças da internet atual. Qual é o problema então? Porque o Windows e o Internet Explorer recebem tantos avisos de segurança enquanto seus principais competidores parecem tão seguros?

A melhor resposta que posso pensar surge do seguinte raciocínio: No Brasil acredita-se que para cada versão original do Windows rodam 10 versões "piratas" e o Windows é o software mais vendido do país (à excessão de jogos, contando-se caixas no atacado e varejo). Dos outros 9 software mais vendidos, 1 é McAfee, 4 Symantec e 4 Microsoft. Considerando-se os 10 mais vendidos, os software que não são versões do Windows e do Office são anti-virus e ferramentas para segurança e manutenção do sistema. Dados de vendas de Dezembro de 2004 segundo Brasoftware, Ingram e Tech data.

Um sistema inseguro é uma enorme mina de ouro, já que cada versão é esperada com ânsia pelo mercado e comprada como água e softwares anti-virus e de manutenção do sistema vendem muito bem! Se eu fabricasse esse sistema não faria muita questão de torná-lo seguro de verdade.

Follow falcon_dark on Twitter
Google
Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?